quarta-feira, 11 de julho de 2012

Humanos e não humanos



O verão é a estação do ano que, grande parte de nós, prefere. Talvez não apenas pelas férias, talvez por sentimentos mais irracionais que nos acompanham desde o início dos tempos.

Mas o verão é também a estação do ano em que mais animais são abandonados. Repetem-se os pedidos, os avisos, as campanhas: Não abandonem os vossos animais. Mas, todos os anos, como se fosse rotina da estação, animais que foram oferecidos como brinquedos no Natal são abandonados no verão.

James Dean
Eu confesso-me uma cat person. Não imagino sequer um mundo sem gatos, ou sem felinos de um modo geral. Na falta de um tigre de Bengala, tenho uma persa chamada Summer. Tive muitos gatos, todos com personalidades diferentes, todos indivíduos diferentes, que recordo como membros da família já falecidos. Há quem prefira cães, há quem prefira até outros animais. Mas qualquer que seja a preferência, um animal não deve, não pode ser abandonado. É um crime, e como crime devia ser punido pela lei.

Quem  tem um gato ou um cão, tem sorrisos mais genuínos, alegrias mais autênticas, uma vida mais feliz. Não há dissabor, não há infelicidade, não há mau humor que não desapareça com o ronronar de um gato, ou as lambidelas de um cão. Um gato ou um cão não nos julgam, não nos avaliam. Que lhes interessa se hoje falhámos, se hoje errámos, se hoje não fomos perfeitos? O amor que têm por nós é verdadeiro, é incondicional.

Não ter um animal, e ainda pior, tê-lo e abandoná-lo, rouba-nos a principal característica que nos define: o sermos humanos. Não ter um animal, ou tê-lo e abandoná-lo, priva-nos de uma experiência importante na vida; priva-nos a possibilidade de sermos amados por quem somos, e amarmos sem condicionantes nem restrições.

Não abandone os seus animais. E, se não tem nenhum, está em boa hora de o adotar. Muitos de nós, humanos, já os adotámos. E sentimo-nos muito orgulhosos por isso.

Stephen King

William Faulkner
Jack Kerouac
Virginia Woolf, e Pinka
Kurt Cobain
Ozzy Osbourne
Mark Twain
Morgan Freeman
James Franco
Marlon Brando


Clark Gable
Adrien Brody




Bob Dylan
Freddie Mercury


Barack Obama, e Bo, o cão-de-água português



Hugh Jackman
Orlando Bloom
Selma Blair
Audrey Hepburn
Truman Capote

Sem comentários:

Enviar um comentário