quarta-feira, 4 de julho de 2012

América, ou o documento que mudou o mundo

Hoje, que se celebram 236 anos da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, parece oportuno falar desta Declaração tão conhecida, mas simultaneamente tão ignorada.


A Declaração de Independência foi um documento adotado pelo Congresso Continental a 4 de Julho de 1776, que anunciava que as treze colónias americanas (na época em guerra com a Grã-Bretanha) se consideravam estados independentes, já não fazendo parte do Império Britânico. Foi reunido um comité para redigir esta declaração formal, de modo que a mesma estivesse pronta quando o Congresso votasse a independência. 


A 11 de Junho de 1776, o Congresso nomeou o chamado "Comité dos Cinco" que consistia de John Adams de Massachusetts, Benjamin Franklin da Pensilvânia, Thomas Jefferson da Virgínia, Robert R. Livingston de Nova Iorque e Roger Sherman do Connecticut, para redigirem a declaração. John Adams convenceu o comité a deixar a redação final da declaração, nas mãos de Thomas Jefferson. Este comité apresentou no dia 28 de Junho, um primeiro esboço ao Congresso. O título deste seria "A Declaration by the Representatives of the United States of America, in General Congress assembled". Durante dois dias, o Congresso reviu meticulosamente este rascunho, reduzindo-o para um quarto do seu tamanho: cortando palavras desnecessárias, restruturando a estrutura semântica, entre outros.


No dia 1 de Julho, após revisão do primeiro esboço da Declaração da Independência, o mesmo foi apresentado a Congresso, para posterior debate em relação ao manuscrito e votação a favor ou contra a independência. A delegação de cada colónia (constituída por dois a sete membros) votou entre si, para determinar o voto final. A Pensilvânia e a Carolina do Sul votaram contra a independência; a delegação de Nova Iorque, que não tinha direito a voto, absteve-se. A colónia do Delaware não votou, porque os seus votos estavam divididos entre dois dos seus membros, um que votara sim, e outro que votara não. Os restantes nove representantes das colónias votaram a favor. Durante os dias que se seguiram, houve vários debates e alterações quanto a anteriores tomadas de posição. Depois deste processo concluído, o Congresso debateu então a própria estrutura do documento.


A 4 de Julho de 1776, a Declaração da Independência foi aprovada e enviada para impressão.


Foi assinada por cinquenta e seis delegados, embora hoje se pense que nem todos a terão assinado no mesmo dia. Os seus principais signatários foram Thomas Jefferson, Benjamin Franklin e John Adams. O primeiro a assiná-la foi o presidente do Congresso, John Hancock. A sua assinatura tornou-se icónica, e o seu nome um sinónimo informal para "assinatura". A título de curiosidade, ainda hoje, é muito popular nos Estados Unidos a expressão "I need your Hancock", entre outras.


Estava declarada a Independência. E a América era, então, o país mais novo do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário