terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dia do Tradutor 30/09/2014


E hoje é o dia de "nozes", ou o nosso dia.

Que São Jerónimo nos valha!

Somos mesmo um desperdício de espaço e de tempo. Já pensaram nas centenas de milhares de horas que, por exemplo, aqui a euzinha perdeu em mais de 20 anos de traduções? Nos milhares de kilowatts de electricidade que a euzinha gastou? Nos milhares de árvores que foram abatidas, para que nelas surgissem as palavras que a euzinha traduziu?

E para quê? Digam-me, para quê? Apenas para ter umas centenas de livros com o seu nome nas estantes? Apenas para saber que o seu nome será para sempre associado a um certo número de autores e obras? Apenas para saber que do outro e deste lado do Atlântico há teses de doutoramento, nas quais surgem as suas traduções como obra de referência? Apenas para sorrir quando vê por acaso num autocarro ou num café, alguém a ler um livro que também é seu? E ainda por cima, tornou-se pecadora, encheu-se de orgulho com todas aquelas palavras que, afinal nem eram dela, e que a deixaram doente, com dores de cabeça, a tremer de frio, a suar estopinhas? Uma grandíssima pecadora e uma gastadora de tempo e recursos naturais.

E tudo isto por causa do malandro de um tal de Jerónimo que morreu faz hoje 1594 anos, e que na falta de Facebook meteu na cabeça traduzir a Bíblia para latim. Sinceramente, as pessoas daquele tempo não tinham mesmo nada para fazer. Ainda por cima, fazem com que as pessoas deste tempo que até têm Facebook e muito que fazer se lembrem dele e que se sintam levadas a escrever um monte de disparates.

Ah, São Jerónimo, não havia mesmo necessidade...



Sem comentários:

Enviar um comentário